A rede municipal de ensino vai reforçar, neste ano letivo, o canal de comunicação com a comunidade.
Para isso, a Ouvidoria da Educação continuará atendendo as escolas municipais, além de pais e responsáveis pelos alunos. A expectativa é que a demanda aumente a partir do dia 4 de fevereiro, data da volta às aulas dos estudantes das modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). No ano letivo de 2014, a Ouvidoria efetuou 1.025 atendimentos e 1.200 ocorrências por meio de ligações telefônicas.
O atendimento acontece no setor que funciona na sede da Secretaria de Educação, na Rua Antero Perlingeiro, 402, Centro. A Ouvidoria da Educação conta com uma equipe que recebe demandas de forma presencial no térreo, sala 8, ou pelo telefone 2762-2373. De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, é um canal importante de comunicação da sociedade que pode manifestar-se de maneira anônima ou identificada.
Para Lúcia Thomaz, a Ouvidoria da Educação é uma das pontes essenciais entre a população e a secretaria. “Entre os trabalhos mais efetivos da ouvidoria estão o suporte e o atendimento ao setor de Pré-Matrícula e Matrícula. A ação conjunta permite que o trabalho seja mais dinâmico”, ressalta.
De acordo com a Coordenação da Ouvidoria, entre as demandas recebidas estão solicitações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios quanto ao trabalho desempenhado pela equipe. Todas as questões recebidas, com exceção das anônimas, são encaminhadas e respondidas em curto prazo. O objetivo é que o usuário obtenha o retorno adequado. Além disso, o Sistema da Ouvidoria da Secretaria de Educação também cadastra e acompanha os trâmites e providências adotadas e executa uma análise dos setores que mais precisam de atenção e melhoria. Além disso, atua junto aos outros setores da Educação, destacando para os coordenadores os assuntos mais requisitados.
› FONTE: Ascom