O Conselho Municipal de Saúde (CMS) promove primeira reunião
quinta-feira (8), a partir das 17h30, na sede da instituição, Rua
Teixeira de Gouveia, 468, no Centro.
Após eleição de nova diretoria, Conselho Municipal de Saúde (CMS) promove primeira reunião quinta-feira (8), a partir das 17h30, na sede da instituição, Rua Teixeira de Gouveia, 468, no Centro. O encontro aproveitará para homenagear o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta data.
A nova chapa eleita, conclamada pela grande maioria dos mais de 70 participantes, entre conselheiros (usuários, profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde) e coordenadores da Secretaria de Saúde, foi considerada pelos presentes como sendo uma boa equipe, para os desafios da luta pela consolidação do Sistema Público de Saúde e de qualidade.
A nova composição conta com o representante dos usuários, pelo Sindicato dos Servidores, Pedro Paulo Pires Carvalho, na presidência; Sebastião de Paula Piraí, também usuário, do Lions Club de Macaé, na vice-presidência; a representante dos trabalhadores, Lorena Silva Dias, pelo Sindicato dos Farmacêuticos, como assessoria técnica. além do funcionário da Secretaria de Saúde, Alexandro Marciano Silva, como secretário executivo.
A diretoria, em função da próxima reunião, que ocorrerá na sede do Conselho Municipal de Saúde, convida a população macaense interessada nas questões do sistema de saúde pública da cidade para participar, qualificando, assim, suas queixas e contribuindo para a melhora do SUS.
Para o presidente do CMS, Pedro Paulo Carvalho, é fundamental a participação da população macaense nas discussões e lutas pela melhoria da saúde no município, uma vez que o Conselho é o órgão fiscalizador e deliberativo das ações executadas pela Secretaria de Saúde do município.
- Sem qualquer sombra de dúvida, o direito à saúde é um dos direitos fundamentais conferidos à cidadania, previstos firmemente em nossa Constituição de 1988 e o Estado tem a obrigação de prover o sistema de saúde pública de recursos e infraestrutura necessários para atender a todas estas normas.
Já o vice-presidente do CMS, Sebastião Piraí, reitera que é com a participação da população, na busca de seus direitos e cidadania, que o acesso aos serviços melhoram mais rapidamente, além de os conselhos serem os espaços certos para a reivindicação e lutas dos direitos em Saúde.
Pauta – A reunião de amanhã (8) tem as seguintes pautas: apresentação de projeto elaborado pela UFRJ-Campus Macaé sobre Clínica de Família e Núcleo de Educação Permanente em Saúde; formação das comissões técnicas; informes e relatório sobre a atuação do conselho; 150 Simpósio Internacional de Álcool, Tabaco e outras Drogas.
O QUE É CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE?
É um órgão ligado a saúde do município, deliberativo, permanente e composto por um colegiado de pessoas que se reúnem regulamente uma vez por mês para discutir ações gerais de sua comunidade e procurar soluções para os problemas expostos, e, além disso, aprovar a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde. O CMS é regulamentado pela Lei n° 8142 e pela lei municipal ou decreto.
PARA QUE SERVE O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE?
Além de representar a comunidade nas discussões sobre Saúde Pública e contribuir para que aja melhorias nos programas de Saúde e no atendimento ao usuário, o SMS serve para articular a participação dos vários segmentos da sociedade na política municipal de saúde.
MAS O CONSELHO FUNCIONA MESMO?
Funciona! Mas, para funcionar ainda melhor, é preciso que toda a comunidade participe, com sugestões, reclamações, reivindicações. O CMS também fiscaliza a aplicação dos recursos repassados para investir em Saúde e você deve procurar saber como estão sendo administrado estes valores.
QUEM SÃO OS CONSELHEIROS?
São pessoas, escolhidas nos vários segmentos organizados, 25% prestadores de serviços, representantes do governo e de 50% usuários, de maneira que as decisões tomadas sejam as mais democráticas possíveis.
COMO POSSO PARTICIPAR?
As reuniões do conselho são abertas realizadas toda primeira quinta-feira de cada mês, a partir das 17h30. O Conselho Municipal de Saúde fica na Rua Teixeira de Golveia, 468, no Centro. As reuniões podem ser assistidas livremente com direito a voz.
Na associação dos moradores do seu bairro e comissão local de saúde, você pode participar das reuniões e falar sobre suas ideias e problemas que a comunidade enfrenta. Proponha mudanças, apóie e manifeste sua opinião.
O QUE EU GANHO COM ISSO?
Um sistema de Saúde Pública eficiente, comprometido com qualidade de vida, e voltado para os anseios da comunidade, com melhor utilização dos recursos e o conhecimento de toda a Sociedade. A saúde depende todos nós!
A nova chapa eleita, conclamada pela grande maioria dos mais de 70 participantes, entre conselheiros (usuários, profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde) e coordenadores da Secretaria de Saúde, foi considerada pelos presentes como sendo uma boa equipe, para os desafios da luta pela consolidação do Sistema Público de Saúde e de qualidade.