Com o objetivo de sensibilizar para a questão da responsabilidade em relação ao uso da camisinha para a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), a Secretaria de Saúde de Quissamã, através do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, vem realizando desde o início deste ano, diversas ações educativas sobre sexualidade.
Os alunos da Educação para Jovens e Adultos do Ciep Brizolão 465 receberam a equipe do Programa e das Unidades de Saúde da Família do Centro e do Carmo na semana do Carnaval. Na ocasião, os alunos puderam tirar dúvidas sobre o uso correto de preservativos e formas de prevenção de doenças transmitidas pelo sexo por meio de dinâmicas. Além disso, a coordenadora e a assistente social do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, Rosemeri Braga e Isabel Lima Alves e os enfermeiros do Centro e do Carmo, Josiane Perez e Daniel Oliveira, distribuíram material informativo e preservativos enquanto divulgavam os serviços de saúde, entre eles os locais para a realização do Teste Rápido Diagnóstico (TRD).
“Buscamos fazer uma divulgação intensa no período de Carnaval, época em que as pessoas estão mais vulneráveis por causa da associação de vários fatores. É Importante ressaltar também que outras atividades foram realizadas pelas equipes dos PSFs em relação ao tema durante esse período”, disse Rosemeri, lembrando que o Programa ainda participou da festa de Carnaval do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) com a promoção de uma atividade educativa com os usuários, onde foram abordados os mesmos assuntos.
Teste Rápido Diagnóstico:
O Teste Rápido Diagnóstico para HIV/AIDS (ou TRD) é uma forma de identificar a presença precoce do vírus HIV. O teste leva apenas 15 minutos para dar o resultado sorológico e é realizado a partir de uma pequena mostra de sangue.
Em Quissamã, o procedimento pode ser feito nos Postos de Saúde da Família do Centro, Caxias, Santa Catarina e Mathias e no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas. A coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, Rosemeri Braga, destaca que no final de 2011 os testes já estavam disponíveis também nas Unidades de Saúde do Carmo, de Morro Alto e Conde e Alto Grande.