O prefeito Riverton Mussi e o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto de Souza Salles, assinaram nesta quarta-feira (7) convênio de cooperação técnica, científica e educacional com o objetivo da fixação do campus da UFF na cidade. O presidente da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos; os secretários de Governo, André Braga e Educação, participaram da reunião.
O secretário de Educação, Guto Garcia, destacou o aumento do número de cursos na Cidade Universitária. “Macaé dá um salto de qualidade em educação com a implantação de cursos de graduação e outros de pós-graduação e Mestrado. A cidade está subindo um nível. Temos mais de 60 cursos de graduação, 30 de pós-graduação e agora estamos na fase do Mestrado”, assinalou Guto, lembrando que a Cidade Universitária disponibiliza 15 cursos gratuitos, inclusive da FemaSS, a faculdade municipal, contribuindo para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.
O prefeito Riverton Mussi citou que a Cidade Universitária possui dois prédios em construção e ressaltou que o município vai realizar as ações necessárias para a consolidação da UFF: a universidade está presente no município com os cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis. Ficou marcada uma reunião para o dia 21 para serem definidas as estruturas físicas da universidade em Macaé. Hoje, a UFF conta com a estrutura da Cidade Universitária. “Nosso objetivo é deixar um legado irreversível de aprendizagem em Macaé, levando aos moradores da cidade uma oportunidade de ensino qualificado, criado pela democratização do ensino”, definiu o prefeito.
De acordo com o secretário de Governo, André Braga, o conceito de desenvolvimento deve estar sempre ligado ao processo de aprendizagem. “A prefeitura firma parcerias com universidades importantes para o Ensino Superior, como a UFF e UFRJ, disponibiliza para os moradores cursos gratuitos e amplia a oportunidade de ensino, para que o jovem não precise mais enfrentar as estradas para estudar. Nosso objetivo é ampliar as parcerias com universidades públicas”, disse.
Pelo convênio assinado nesta quarta-feira, fica garantido o oferecimento de cursos de graduação da UFF e execução de atividades de extensão e pesquisa.
O reitor da UFF pontuou a importância da Cidade Universitária para a transformação de Macaé como um município da ciência. “É uma visão de futuro. Depois que acabar o petróleo, Macaé será uma Cidade Universitária, de ciência, tecnologia, de cultura. E isso ninguém tira”, analisou.
Segundo Roberto Salles, a UFF vai abrir inscrição para o concurso de professores específico para Macaé. “A seleção será aqui, a banca vai estar aqui, vai movimentar a cidade, o que mostra que a universidade está presente. Antes o concurso era feito para professores que seriam lotados em Macaé. E agora os concursos serão feitos aqui”, observou, acrescentando que os departamentos da UFF já foram criados em Macaé.
O reitor informou ainda que dia 21 haverá o acolhimento na UFF, às 18 horas, quando alunos novos do semestre e alunos que já são da UFF participarão do evento promovido pelas pró-reitorias de graduação, assuntos estudantis e extensão.