A Tarde da Integração da Melhor Idade comemorou 10 anos de fundação, na sede social do Fluminense Futebol Clube, na tarde de terça-feira (6), com muita alegria e animação. Com o clube lotado, os participantes dos 23 clubes integrantes, coordenadores e convidados aplaudiram a programação diversificada.
Com direito a desfile de miss e a tradicional trilha sonora dos antigos concursos, Rizete Medeiros desfilou e foi aplaudida ao ser coroada pelo seu filho, o subsecretário de Administração, Pedro Medeiros, recebendo o carinho do público presente. Emocionada ela agraciou com um buquê de flores a presidente dos grupos, Margarida Mussi Ramos, que estava emocionada pelos 10 anos da Tarde da Integração. “Lembro da primeira Tarde da Integração, onde compareci com minhas irmãs, Carmem, Elza e Edma, já falecida e que deixou saudades”, disse.
As atrações foram comandadas e idealizadas pelos próprios idosos e apresentada por Fátima Jorge, que vê o evento como terapia e interação com outras pessoas. “A Tarde é ótima, só que acelera meus batimentos cardíacos de tanta emoção”, disse Nazaré Barcelos, integrante do Grupo do Amor do Parque Aeroporto.
A coordenadora Luciana Alvarenga ressaltou que a alegria de cada participante é fundamental para a existência e solidificação das Tardes de Integração. “Cada dia, mês e ano que passam, a Tarde de Integração vai ficando melhor. Isso se deve exclusivamente a participação efetiva dos componentes que, hoje, somam cerca de 1300, que se dedicam as atividades propostas pela coordenação.”
Prestigiando sempre os eventos, a presidente da Capo, Márcia Moraes, ressaltou sua felicidade em participar da comemoração: “tenho grande admiração por Dona Margarida e seu dinamismo. Estive afastada por algum tempo por motivo de saúde, por isso quero desejar um feliz 2012 e que a cada dia os grupos cresçam mais”, disse.
Outra grande incentivadora e parceira em todos os eventos é a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly, que mais uma vez presente falou da satisfação em participar e ver o crescimento da Tarde de Integração.
Na ocasião, Sheila convidou Célia Jatobá, idealizadora do projeto há 10 anos que disse: “Eu costumo dizer que às vezes tenho ótimos instintos. A idéia surgiu da necessidade de fazer alguma coisa de entretenimento para a Melhor Idade e propus ao então secretário de Cultura, Aldo Mussi, fazer um programa no formato de auditório. Não imaginávamos que fosse dar tão certo e o resultado pode ser visto toda primeira terça-feira do mês, onde o clube fica lotado”, enfatizou.
Dona Margarida salientou a satisfação em poder festejar os 10 anos da Tarde de Integração, agradecendo ao prefeito Riverton Mussi e a Sheila Polly pelo envolvimento e dedicação que demonstram pelo evento. “Gostaria de agradecer ainda a toda a minha equipe, professores, coordenadores e a todos aqueles que, de forma direta ou indireta, auxiliam na realização desse evento, sempre com carinho e dedicação”, declarou.
Finalizando Dona Margarida prestou uma homenagem às mulheres, com um poema pelo Dia Internacional da Mulher, que será comemorado, na quinta-feira (8), na Praça Veríssimo de Mello, e as componentes da terceira idade, com certeza, estarão presentes.