Macaé comemorou o Dia Internacional da Mulher com plantio nas
margens do canal secundário da Virgem Santa.
Uma homenagem às mulheres e um presente para o meio ambiente. Foi assim que Macaé comemorou o Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira (8). Cerca de 400 mulheres participaram do maior reflorestamento do Brasil realizado exclusivamente por mulheres. Em 15 minutos, elas plantaram mil árvores na faixa marginal de proteção do canal secundário da Virgem Santa, na Linha Azul.
Não podia deixar de comparecer a este evento, que comemora o Dia Internacional da Mulher de uma forma muito diferente, com o reflorestamento de uma mata ciliar. A Prefeitura já vem fazendo este reflorestamento ao longo dos anos, mas este tem uma comemoração especial. A Secretaria de Ambiente organizou este evento com muita competência e realmente foi uma forma muito interessante de homenagear as mulheres, destacou o prefeito de Macaé, Riverton Mussi.
No total foram plantadas cerca de 15 espécies de árvores nativas, como aroeira, ingá, carrapeta e imbaúba. A expectativa é que em pouco tempo pássaros comecem a povoar a região.
Com este plantio nós vamos melhorar o microclima da região, neutralizar o carbono e animais começarão a povoar esta área, enfatizou o secretário de Ambiente de Macaé, Maxwell Vaz.
Além disso, o secretário destacou que o evento atendeu às expectativas e explicou que o plantio faz parte de uma ação condicionante de licenciamento ambiental.
Todo empreendimento tem que cumprir as condicionantes ambientais para instalar no município. Neste caso, o empreendedor teve que afastar 30 metros do corpo hídrico, preparar a terra e cuidar do plantio. Esta é uma ação socioambiental que atende à política de sustentabilidade. Com essas mudas de hoje, nós somamos 9.150 mudas plantadas provenientes de condicionantes ambientais de empreendimentos da região, finalizou.
O evento desta quinta-feira teve o apoio da Sit, Mactran e Guarda Ambiental.